top of page

Um pouquinho sobre mim...

Em 20 de outubro de 1979, na cidade de Anápolis/GO, mamãe deu à luz o seu primeiro filho. Como não bastasse ter Deus escolhido essa data – Dia do Poeta – para me trazer ao mundo, também elegeu uma madrugada, hora em que o silêncio e a beleza das estrelas cantam a poesia do Criador...

"Quando a alma se desnuda,

 como a cheia do luar,

 a caneta linguaruda

 faz seus versos de ninar..."

Desfrutei a infância num sítio repleto de frutas e livros. Sobre o telhado de casa, conheci Monteiro Lobato, Marcos Rey, José Mauro de Vasconcelos... Entre uma leitura e outra, minha bola de futebol ou minha bicicleta me distraía. Aos oito anos de idade, comecei a aprender violão, logo meu companheiro de serenatas e composições.

 

Na adolescência, motivado pela possibilidade de estender a mão àqueles que sofrem, decidi me preparar para o vestibular de medicina. Com 19 anos, ingressei na Universidade Federal de Goiás. Hoje, sou especialista em Psiquiatria e em Medicina do Trabalho. Atuo em consultório e empresas, e leciono essas especialidades em cursos de pós-graduação pelo país.

Além disso, desde a infância também tenho investido meu coração, talentos e energias na obra Daquele que me criou e tanto me ama! Para me aprofundar na Sua Palavra, cursei as pós-graduações de Estudos Teológicos e de Teologia Bíblica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Andrew Jumper), bem como o Curso Teológico por Módulos e a pós-graduação de Aconselhamento Cristão (ambos pelo SETECEB). 

 

Em outubro de 2015, lancei o CD "Meu Maior Amor", que conta com 18 canções de autoria própria, mas inspiração divina! Nesse trabalho, fui agraciado com as participações vocais do pr. Paulo Cezar (Grupo Logos), pr. Vinicius de Moraes, Elen Lara e Dámom Farias. As músicas contemplam ritmos e melodias diversas, em forma de versos e rimas, e têm, como objetivos, exaltar a Deus, bem como levar alegria, consolo, motivação e reflexão ao coração de cada ouvinte.

Em novembro de 2016, foi a vez do romance "Pétalas Esparsas", obra em que investi cerca de 10 anos de trabalho. Mais que uma forte e profunda história de amor, este livro traz, com muita sensibilidade e poesia, vários ensinamentos práticos e reflexões preciosas sobre a vida, as escolhas que fazemos e as pétalas que deixamos.

"Antes de dizer que ama,

como é uso popular,

dê razões para quem ouve

            realmente acreditar!"             

       "Meça sua vida pelas flores que plantar e colher... 

      Meça sua vida pelos versos que cantar e viver!"

Em agosto de 2018, no 1º Congresso Brasileiro de Psiquiatria Ocupacional (Centro de Convenções Rebouças - SP), fiz o lançamento do meu segundo livro: "Desvendando o Burn-Out" (editora LTr), desta vez em parceria com os colegas Dr. Marcos Mendanha (Médico do Trabalho / Advogado Trabalhista) e Dr. Pedro Shiozawa (Médico Psiquiatra). Este tema, tão intrigante e cada vez mais prevalente no ambiente laboral, ainda tem sido pouco explorado na literatura médica; daí o intuito principal dessa obra.

Em outubro de 2019, outra obra de importante temática veio à tona: "Depressão no Cristão?". Em linguagem simples e direta, este livro traz esclarecimentos e quebra vários paradigmas sobre o quadro depressivo, à luz da medicina e dos textos bíblicos, bem como propõe soluções, reunidas em sete pilares, para o enfrentamento eficaz da doença.

Um ano depois (outubro de 2020), iniciei o ministério Saúde Mental do Cristão, um trabalho que visa escavar e conhecer melhor a alma, mente e coração do cristão, em suas dores, dilemas e anseios mais profundos. Através de vídeos, posts, lives, músicas, poesias, palestras e muitas outras iniciativas, o Saúde Mental do Cristão busca trazer orientações e bálsamo para a nossa vida, à luz da Palavra de Deus e da Medicina.

Em 2022, aprofundando meus estudos na área da Saúde Mental, especializei-me também na área de Neurociência (Universidade Presbiteriana Mackenzie).

Pai esforçado... Filho agradecido... Marido privilegiado... Sou um aprendiz meio poeta, que necessita permanentemente do amor, misericórdia e graça de Deus, por Quem tenho profundo amor e respeito, e a Quem tenho imenso prazer em servir!

“Não escolhi ser chamado de Pablo,

  nem vir ao mundo no dia em que vim...

  Vinte de outubro é lembrado aos poetas...

  Por dois Poetas, meu nome é assim!

 

  Não escolhi os talentos que tenho,

  tal qual ninguém tem a escolha dos seus;

  mas escolhi dedicá-los pra sempre

  como instrumentos à glória de Deus!

 

  Quero servi-Lo com sinceridade!

  Quero amá-Lo com todo o meu ser!

  Quero honrá-Lo com tudo o que tenho

  e em Sua graça me fortalecer!

 

  Por isso Pablo designa ‘pequeno’...

  para que aos versos eu possa transpor

  algo que é muito maior e belíssimo:

  o dom divino chamado de Amor!”

                                     Pablo Bernardes

bottom of page